PORTARIA Nº 75, de 20 de agosto de 2025

 

Concede o Título de Cidadão Esperancense, por indicação do Vereador Maicon Gomes de Moraes, em cumprimento ao disposto no Decreto Legislativo nº 374/2025.

 

A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais, em cumprimento ao disposto no Decreto Legislativo nº 374/2025; resolve:

 

Art. 1º Fica concedido o Título de Cidadão Esperancense, como honraria do Poder Legislativo Municipal, às seguintes personalidades, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Esperança:

 

I - DERLANIA LAURETE

 

Biografia: Derlania Laurete nasceu em 1986, no então distrito de Vila Pavão, Nova Venécia (ES). Aos sete anos, mudou-se com a família para Boa Esperança, onde vive até hoje, na comunidade do KM 20. É casada com Reives Andrade Cordeiro e mãe de dois filhos, Enzo e Laura. Professora efetiva do município de Nova Venécia, atua em Boa Esperança por meio de permuta, exercendo sua vocação com dedicação. Atualmente, é Presidente do Conselho Municipal de Educação de Boa Esperança e membro atuante da União dos Conselhos Municipais de Educação do Estado. De fé católica, sempre participou ativamente da Igreja, exercendo com compromisso papéis de liderança em sua comunidade.

 

II - VERA LÚCIA QUEIROZ GOMES

 

Biografia: Vera Lúcia Queiroz Gomes nasceu em 18 de maio de 1970, no município de Águia Branca, Espírito Santo. Em 1976, mudou-se com a família para Boa Esperança, onde construiu sua vida e laços com a comunidade. Ao longo de sua trajetória, prestou serviços na biblioteca municipal, contribuindo para a promoção da leitura e o acesso à informação na cidade. Atualmente, atua como comerciante, mantendo-se próxima dos moradores e participando ativamente do dia a dia local. Com sua dedicação e simpatia, Vera é reconhecida por seu comprometimento e por cultivar relações de amizade e respeito na comunidade.

 

III - VERIANI APARECIDA PEREIRA PINTO

 

Biografia: Veriani Aparecida Pereira Pinto nasceu em 1° de abril de 1987, em Nova Venécia (ES). Filha do agricultor Pedro Pereira Pinto e da professora aposentada Marinez Panciere Pereira, cresceu no interior em um lar simples, com fortes valores éticos, morais e cristãos.

Inspirada pela mãe, desde cedo descobriu sua vocação para a educação. Formou-se em Pedagogia em 2009 e iniciou sua carreira no magistério em 2010, atuando em diversas cidades, como São Gabriel da Palha, São Mateus e Boa Esperança. Em 2013, foi efetivada como servidora pública em Boa Esperança, onde continua exercendo sua profissão com dedicação, sensibilidade e compromisso com uma educação de qualidade e equidade. Mãe do Arthur, de 10 anos, e gestante de seu segundo filho, Caio, Veriani é reconhecida por seu amor à profissão e por sua atuação pautada na ética, no respeito e no desejo de transformar vidas por meio da educação. Seu lema resume sua trajetória: "Educar com amor e para o amor, não buscando um caminho novo, e sim, um novo jeito de caminhar."

 

Art. 2° A entrega da honraria será realizada em Sessão Solene, no dia 22 de agosto de 2025, às 18 h, no Centro Cultural Alceu Faria de Carvalho, em Boa Esperança/ES.

 

Art. 3° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

Boa Esperança/ES, 20 de agosto de 2025.

 

JOSETH DO LIVRAMENTO AREIA

Presidente

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Boa Esperança.